quarta-feira, 28 de julho de 2010


Considerações de Udson Pinheiro - Aluno do 1º período do curso de Artes Cênicas: Licenciatura em Teatro - UFAL

Vou colocar sobre o que achei de Rótulo - As Impressões do Corpo meio que em pensamentos soltos.

Charlene corre desesperadamente por uma beleza inalcançável, uma beleza que não é a dela. Que é a dos jornais, revistas e tvs.

Gosto muito do contato direto - corporal e íntimo - que ela estabelece com os spect-atores ao pedir de forma tão natural que sequem sua pele do suor para que a fita pegue em seu corpo. Confrontar o spect-ator desse jeito com seu corpo ao nu e fazer com que ele o aceite (tocando-o), corpo que em breve será mutilado todo amarrado de fitas. É uma entrega natural e despretensiosa que me comove. É interessante ver as pessoas secando-a e achei perturbador secar, causou-me um certo riso nervoso, a ação me traz uma crítica sobre o que é o corpo para nós, que partes dele podemos tocar, por quê? Isto é sexual? Ou natural?

Interessante como nós ficamos passivos e atônitos sem ação alguma, (talvez coisa de espectador bem educado e obediente) pois após a primeira secagem os outros já sabem para que servirá aquele procedimento. Alguém pode um dia recusar secar por medo do contato com o corpo... ou por discordar da deformação que ele sofrerá... Imaginei também que essa pessoa seria uma dessas amigas cúmplices que aplicam umas nas outras tratamentos de beleza malucos.

Como já disse, a repetição acaba por dizer outra coisa, pois a coisa repetida e repetida ganha um volume e variações, trazendo outras possibilidades interpretativas e esse é o grande barato. Parece que a repetição penetra no inconsciente (como um mantra), fomenta associações outras e levanta textos para bem depois do momento em que assisti.

Existe nisso uma limpeza e economia na linguagem que nos faz ver melhor as partes, talvez também pela reaparição dos signos. Pensei por alguns momentos que se tratasse de um sexo bem ruim, daqueles em que você tem que mostrar para o parceiro que sabe tudo, que tem obrigação de ser atlético, fiquei contemplado pelas observações desse momento feitas no texto de Thiago Sampaio, e fiquei imaginando o que mais é possível ver a partir daquela ação. Depois de muitas imagens que me provocou aquela parte chegou uma hora em que imaginei que seu vestido que é brilhante criando uma zona escura na saia, como uma zona vazia e talvez isto não tenha nada haver, mas é uma criação de signos que vai surgindo para os spect-atores com a repetição.

O telefone foi algo que ficou sendo uma incógnita até Charlene disse que faltava um minuto. Quando a performer diz isso desvenda o mistério do longo kundalini, mas aí começamos a fazer a associação de tudo o que já foi levantado: sexo ruim, vazio, dentre outras coisas... com os exercícios e a obsessão pela beleza. O alarme do telefone soa como um som de redenção, de calma, paz e tranqüilidade, logo após o dever de emagrecimento cumprido.

Sobre o vestido bufante-brega entendi que pessoas que se deformam geralmente tem mal gosto kkkk e mesmo assim acham que estão abafando! rsrs e pensei em você com um maiô verde ou azul.

Gostei do fato de você dialogar com o spect-ator. As frases "Eu quero que o meu namorado tenha a menina perfeita!" "E eu quero que ela seja eu!" são ótimas e as formas como você as diz são muito verdadeiras. Traz a gente prá uma intimidade com a personagem.

Considerando os pontos que foram levantados na discussão sobre o humor, considero que a performance tem mais para ter toques bem-humorados do que para se tornar uma comédia (o que não impede uma experimentação que traga mais texto para vc). Acho que a comédia roubaria possibilidades de dramaticidade que essa construção também tem.

2 comentários:

  1. Caramba, fiquei super lisonjeado pela postagem!! Pq considero seu trabalho muito bom. Pena q demorei tanto a visitar seu canal. Quando tivermos um tempo gostaria ouvir suas impressões das minhas impressões rsrs Beijos, Udson

    ResponderExcluir
  2. Caramba, fiquei super lisonjeado pela postagem!! Pq considero seu trabalho muito bom. Pena q demorei tanto a visitar seu canal. Quando tivermos um tempo gostaria ouvir suas impressões das minhas impressões rsrs Mas acho que estão velhas já, conversamos quando eu assistir denovo na nova configuração! Beijos, Udson

    ResponderExcluir