RÓTULO - AS IMPRESSÕES DO CORPO



Rótulo - As impressões do corpo foi produzido dentro do Projeto Registro Geral - Recuperação Material do Ato de Existir da Cia - LTDA; Este projeto foi contemplado pelo Klauss Vianna - FUNARTE 2009. Sua estréia se deu em 23 de junho de 2010.





Segundo Sygmunt Bauman nosso espaço de convivência social tem sido conhecido como mercado, nos tornando uma sociedade de consumidores, onde estamos preparados para divulgarmo-nos e não para nos relacionar, e quanto melhor a aparência melhor será a divulgação, assumimos assim um papel de produtos.



Na sociedade de consumidores, ninguém pode se tornar sujeito sem primeiro virar mercadoria, e ninguém pode manter segura sua subjetividade sem reanimar, ressuscitar e recarregar de maneira perpétua as capacidades esperadas e exigidas de uma mercadoria vendável (...) A característica mais proeminente da sociedade de consumidores - Ainda que cuidadosamente disfarçada e encoberta - é a transformação dos consumidores em mercadoria (Bauman, 2008. Pg 20)


A performance surge no intuito então de promover instigações sobre o corpo/imagem.Como pode ser possível termos propriedade de nossa imagem ante a relação abusiva e desconstrutiva do que é padrão de beleza na atualidade? O corpo social - cultural tem claramente forte domínio sobre o indivíduo, mas como induzir a aceitação da nossa própria imagem quando tudo ou muita coisa ao nosso redor nos grita para que sejamos desfigurados? Qual a imagem que temos de nós mesmos, frente ao espelho, frente aos outros, frente ao nosso desejo?  A obra investiga, a partir da anorexia (experienciada pela performer na adolescência), as exigências estéticas sobre o corpo, especialmente o feminino.


RÓTULO no circuito 

  • Dezembro de 2009/ 23 de Junho de 2010 - Integrou o projeto: Registro Geral – Recuperação Material do Ato de Existir da Cia. LTDA, premiado pelo Klauss Vianna de Dança 2009 da FUNARTE. Durante esse período, a cada fim de mês os processos eram abertos para o público. Neste projeto Rótulo se apresentou cinco vezes.

  • 20 de fevereiro de 2010 - Se apresentou na VII edição do Festival de Apartamento, na cidade de São José do Rio Preto – SP, Festival de Performance Independente.

  • 02 de Setembro de 2010 –  Se apresentou na casa da Cia. do Chapéu junto com outros artistas na "mostra de garagem".

  • 04 de Outubro de 2010 – Se apresentou no Encontro: Processos Criativos Em Artes Cênicas e Audiovisual - NACE/UFAL.

  • 29 de Outubro de 2010 –  Apresentação especial de Rótulo para a curadoria do festival MOVE BERLIN 2011. Curadores Wagner Carvalho e Björn Dirk Schlüter.

  • 01 de fevereiro de 2011 - Se apresentou na Saudável Casa Subversiva - Campinas/SP.

  • 09  e 10 de Abril 2011 -  Se apresentou no Festival Move Berlim/DEU.

  • 7 de maio de 2011 - Se apresentou no Primer Encuentro de Performance - Rosário/ARG. 

  • 09 de Julho de 2011 - Se apresentou no Circuito BODE ARTE - Natal - RN

  • 19 a 27 de agosto - integrou a programação do Aldeia Sesc das Alagoas 2011.

  • 14 de novembro de 2011 - integrou a Noite Contemporânea de 101 anos do Teatro Deodoro


Considerações sobre a performance
Fernando Coelho, Trecho da Reportagem - Gazeta de Alagoas

DEPILAÇÃO E SEXUALIDADE
Aprovado pelo edital KLAUSS VIANNA DE DANÇA, da FUNARTE, a iniciativa da Cia. Ltda revelou-se uma das mais ousadas experiências estéticas já produzidas em Alagoas. Além de levar ao "Palco" questões personalíssimas - Caio versa sobre a condição homossexual de seu protagonista e Charlene Sadd Pratica depilação pubiana para provocar reflexões sobre o culto à imagem -, os artistas deixaram o ego na gaveta e se permitiram ouvir críticas para modelar sua performance a partir de opiniões e sugestões alheias. Um misto de coragem e desprendimento em sintonia com a vanguarda das linguagens artísticas atuais. (...)

Em Registro Geral, o caráter performativo das obras sobrepôs o clichê representativo, mas sempre com o cuidado de estabelecer um encadeamento simbólico que fundamentou com clareza o conceito central de cada produção.
"Se a arte quer evoluir, ela vai precisar achar esse lugar de discussão.Isso é um desafio para a arte. Ela não pode se fechar mais no artista", acredita Jorge Schutze, idealizador do projeto. "A gente aceita o modo antigo, mas se você não provocar uma interação, se não jogar uma experiência para pessoa, se a obra ficar fechada em mim mesmo enquanto estou produzindo, ela se torna difícil". (Pág. B1)



Udson Pinheiro – Aluno de 1º ano de Licenciatura em Artes Cênicas – UFAL 

Charlene corre desesperadamente por uma beleza inalcançável, uma beleza que não é a dela. Que é a dos jornaisrevistastvs. Gosto muito do contato direto - corporal e íntimo - que ela estabelece com os spect-atores ao pedir de forma tão natural que sequem sua pele do suor para que a fita pegue em seu corpo. Confrontar o spect-ator desse jeito com seu corpo ao nu e fazer com que ele o aceite (tocando-o), corpo que em breve será mutilado todo amarrado de fitas. É uma entrega natural e despretensiosa que me comove.


Thiago Sampaio – Coordenador do Núcleo de Artes Cênicas do SESC ALAGOAS 

Vou escrever logo antes que as sensações e impressões se tornem vagas em mim. Não tenho muito o que dizer. Gostei de ver o que vi. Adorei o exercício da Charlene. A relação dela com o celular, o texto, o lance com a fita adesiva, o favor de enxugar o suor dela... Enquanto ela estava realizando o kundalini (ou é kundaline?), enfim enquanto ela estava nesse momento, muitas imagens me passaram pela cabeça (ela fazendo sexo - quando ela enrolava a coluna; ela esperando o telefone tocar, como que esperando uma ligação - do namorado talvez; ela contando os quilos perdidos...). Viajei legal. Acho que depois que ela começa a circular pelo espaço já com a fita enrolada no corpo e transitando pelo planos alto, médio e baixo, meio que experimentando poses "sensuais" (se é que isso procede), isso poderia ser mais explorado, investir no exagero mesmo e depois cortar o que for excesso. Bom, isso se fizer sentido pra vocês o que eu digo. Gostei de verdade do experimento dela.


Referências de Rótulo

  • Documentário da BBC: Como a Arte Fez o Mundo: 1- Mais Humano e 2- Nascimento da Imagem
  • Livro: Corpo Imagem e representação
  • Livro: Cultura de Massas no século XX volume neurose - Edgar Morin
  • Livro: Mulheres Sob Todas As Luzes, A emacipação feminina e os últimos dias do patriarcado - Patrícia Rocha
  • Livro: O corpo como objeto de arte - Henri - Pierre Jeudy
  • Livro: Vida para consumo - Zygmunt Bauman