quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

CONSIDERAÇÕES SOBRE VII FESTIVAL DE APARTAMENTO - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Participar do VII Festival de Apartamento foi para mim uma experiência de autoconfiança; Ver que a produção alagoana pode sim estar inserida no âmbito maior, saindo da esfera local. A performance Rótulo - As impressões do corpo, foi bem recebida pelo público (pelo menos foi a impressão que tive, rsrsrsrs), e boa parte desse público foram os próprios performers. Como acontece o festival foi que me chamou atenção; Numa ação muito simples: Alguém (um artista/performer) sede um local, os performers interessados se inscrevem e a partir disso o festival acontece, simples assim. Mas devemos agradecimentos a equipe que se proprõe a organizá-lo. Sem a iniciativa de pessoas como essas nada poderia ter acontecido, tanto é, que o festival está na sua VII edição. As performances que participaram eram muito diferentes umas das outras, mas isso que tornou e torna o festival super interessante e instigante. Fiquei muito feliz de ter encontrado Ana Reis, performer que pude conhecer um pouco no ano passado, no IV Visões Urbanas com seu trabalho: Trajetos com Beterraba, estou mais encantada ainda com ela por ver tamanha singeleza na sequência de suas obras, agora com Ponto Paina. Falando em singeleza, o que é a performance Experimento com Abacate de Cássia Nunes? incrível. Todas as performances de alguma forma transitaram por mim, e me transformaram. Nossa, saí do festival super renovada, cheia de referências, umas das referências é a performance Pedra de Ludmila Castanheira; Numa ação "cotidiana" de comer gelatina muitas outras imagens surgiram para mim naquele momento, criando uma ponte com o meu trabalho. Parabéns a todos os participantes e vida longa ao festival.
 
Essa mensagem foi escrita por Marília Marton do Coletivo de Performance Uhuu, pouco tempo depois da performance realizada, mais precisamente dentro da performance de Mary Vaz - Instantâneo Integral.
Marília vc conseguiu me "atravessar", por causa da semelhança ou das semelhanças, como vc mesma confessou.


Foto de Renata Marques

Foto de Renata Marques



Foto de Renata Marques

Um comentário: