quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Trechos do meu TCC


"Tudo é uma Questão de vida": O trabalho do ator sobre si mesmo.
... O trabalho do ator sobre si mesmo, na perspectiva não tecnicista é um trabalho muito particular, mas, ainda assim um trabalho no qual existem leis que são norteadoras e basilares. Pensar no meu trabalho, o que para mim foi imprescindível a um processo de crescimento orgânico, é pensar no: corpo como fonte intrínseca da
criação; no controle do espírito pelas formas; no entendimento de que ação teatral é um ato de doação e que só acontece viabilizada pelo amor; na certeza de que somente pelo movimento podemos ganhar consciência  e que a ideia de consciência é imprescindível para o ganho de novos espaços cênicos. Com esses parâmetros podemos acessar nosso organismo, e torná-lo vivificado, independentemente de habilidades artísticas (...) Para cada organismo um caminho, o seu caminho. Para cada trava, um conhecimento que faça destravar, havendo libreração e não a adequação do Ser a um tipo de habilidade. Na máxima dessa linha de pensamento teríamos assim uma técnica de si, e não uma técnica para si. É muito mais um processo de criação e articulação de si mesmo. Criação por se tratar de um trabalho cênico. Nos revelamos para criarmos e entramos em contato com o outro por meio da criação: A obra de arte. Uma técnica de si seria, como no fala Foucault, um meio pelo qual os homens elaboram um conhecimento sobre eles mesmos (...) Para realizarmos esse tipo trabalho é preciso que busquemos esse conhecimento sobre o indivíduo. Diferenciando assim de muitas práticas cênicas e outras formas de conhecimento que não enxergam a riqueza do individual.


" A indiferença ao individual, ao contingente, ao perecível, foi traço da metafísica, da ciência e da técnica ocidentais; É o traço da burocracia. Ora, o que existe de mais emocionante, de mais precioso, é o mais frágil, ou seja, o mais perecível, o mais contingente, o mais individual".
                                                    Hadj Garùm O´Rin.

Um comentário:

  1. lindo texto amiga. Fiquei emocionado mesmo. Eu só diria: para cada trava um conhecimento-ação.., a ação sem conhecimento, ou vice e versa não acredito como libertadoras.

    ResponderExcluir