CURRÍCULO RESUMIDO




Possui graduação em Artes Cênicas: Licenciatura em Teatro, pela Universidade Federal de Alagoas (2009). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Performance. Trabalha hoje de forma independente. Foi sócia da Associação Artística Saudáveis Subversivos (http://www.saudaveissubversivos.org/), sendo participante de seu núcleo de pesquisas em artes cênicas, apresentando em 2011 a obra DESNUDA, premiada pelo Alagoas em Cena 2010 e selecionada para programação da Aldeia Sesc das Alagoas 2011. Integra os projetos da Cia. LTDA (http://companhialimitda.blogspot.com/) desde 2006 mantendo ainda hoje vínculos criativos, dentre eles, Recursos Humanos premiado pelo Klauss Viana 2006/2007, pelo Alagoas em cena 2006 e pelo BNB Cultura 2008, onde atuou como Performer-bailarina. Pesquisadora do Nace - UFAL (Núcleo Transdisciplinar de Pesquisa em Artes Cênicas e Espetaculares, vinculado a Universidade Federal de Alagoas), onde foi bolsista de iniciação científica: projeto Encenação e Processos Colaborativos: direção e preparação do performer - Aprovado no Pibic. Tem em seu repertório a performance solo Rótulo - As Impressões do corpo - http://performercharlenesadd.blogspot.com -, trabalho que participou do projeto REGISTRO GERAL - Recuperação Material do Ato de Existir - Premiado pelo Klauss Vianna / Funarte 2009 -, Trampolim 2011– ES, Move Berlim 2011, Primer Encuentro de Performance 2011 – Rosário/ARG. Integrou a programação do Aldeia Sesc Guerreiro das Alagoas 2011, estando presente com/em três trabalhos: Rótulo, Desnuda e Rojo, participou do pensamento giratório (A nudez como proposição estética e política) como debatedora do estado (AL) junto à companhia Dita (CE); finalizou sua participação com uma nova performance Cabeça para Abelhas na virada da Aldeia para o Overdoze - SESC ALAGOAS. Outubro de 2011 produziu o primeiro evento de Performance em Maceió-AL, onde reuniu artistas locais e de fora, como São Paulo e Argentina: PERPENDICULAR Maceió (este evento foi idealizado por Wagner Rossi Campos e já circulou por diversos lugares, tais como Belo Horizonte-MG, Rio de Janeiro-RJ, Berlim-DEU e Países Bascos). Novembro de 2011 apresenta "Rótulo - As impressões do corpo" no aniversário de 101 anos do Teatro Deodoro integrando a programação de uma Noite Contemporânea que abarcava diversos trabalhos performáticos. 2012, participou do II Circuito Regional de Performance BODEARTE – RN com a videoperformance Efeito Colateral. Atualmente desenvolve o trabalho em performance Trilogia Pequenos Contágios: * Sinfonia para Pombos * Cabeça para Abelhas * Banquete para los perros - Experimentar el tiempo y el espacio de la calle; trabalho este que integra o projeto DOMÍNIO PÚBLICO da Cia. LTDA, premiado pelo Klauss Vianna 2011. Na mostra da Aldeia Sesc Guerreiro das Alagoas, setembro de 2012, integrou a programação com a performance Corporificação de SENA.





 


Foto Pam Guimarães


 LINHA DE PESQUISA


CORPO – EXPRESSÃO é o campo onde atuo, seja ele em forma de dança, por meio do teatro ou por meio da performance. Desde 2006 venho trabalhando com a ideia de um corpo autônomo e criativo, partindo do princípio de uma técnica de si (conceito trabalhado no meu TCC “Tudo é uma questão de Vida”: O trabalho do Ator/Atriz Sobre Si Mesmo(a)). Uma técnica de si seria como nos fala Foucault, um meio pelo qual os homens elaboram um conhecimento sobre eles mesmos. (...) Ao longo da história muitas técnicas de si foram sendo elaboradas e técnicas que consistiam em coisas a praticar, não é um conhecimento de si obtido longe da experimentação de si. Pensar no meu trabalho, o que para mim foi imprescindível a um processo de crescimento orgânico, é pensar no corpo como fonte intrínseca da criação, no controle do espírito pelas formas, no entendimento de que ação cênica é um ato de doação e que só acontece quando viabilizada pelo amor, na certeza de que somente pelo movimento podemos ganhar consciência e que essa ideia de consciência é imprescindível para o ganho de novos espaços de arte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário